Lula homenageia Sócrates: “Dez anos da partida de um gigante”

Ex-presidente relembrou o eterno ídolo corintiano, notório por sua defesa da democracia e luta por justiça social. Petista falou recentemente do craque no podcast Podpah, que estourou em audiência

Foto: Craque Sócrates e o ex-presidente Lula, em jogo na Granja do Torto, em 2005. (Ricardo Stuckert)
Escrito en ESPORTE el

No dia que marca dez anos da morte do jogador Sócrates, o ex-presidente Lula publicou em suas redes sociais uma homenagem ao eterno ídolo corintiano, notório por sua defesa da democracia durante a Ditadura Militar (1964-1985) e luta por justiça social.

“Dez anos da partida de um gigante! Viva Dr. Sócrates!”, postou o líder petista, junto com uma foto ao lado do boleiro durante uma partida realizada em 12 de março de 2005, no campo de futebol da Granja do Torto, uma das residências oficiais do presidente da República. Naquela oportunidade, participou também da pelada o ex-jogador Raí, irmão do lendário camisa 8 do Parque São Jorge e da seleção brasileira.

Sócrates foi uma presença constante nos palanques políticos do movimento das Diretas Já, em 1984, e capitaneou a chamada Democracia Corintiana, também nos anos 80, quando o elenco alvinegro decidiu acabar com as concentrações antes de jogos oficiais e levava a votação todos os temas que fossem de interesse do grupo.

Lula falou de Sócrates no Podpah

Durante o podcast Podpah, que estourou de audiência nas redes na última quinta-feira (2) com a participação do ex-presidente, Lula comentava sobre futebol e começou falando do histórico ídolo da Fiel e de suas experiências como torcedor do Timão.

“Você sabe que o melhor cara que eu vi jogar no Corinthians, que era companheiro, companheiro mesmo, foi o Sócrates”, disse o político, que foi interrompido por um dos apresentadores com uma pergunta: “Mas você conheceu o Sócrates?”.

Lula então fez questão de explicar: “Claro, foi jogar bola lá no Torto (Granja do), quando eu era presidente. Ele e o Raí. O Sócrates era do PT, muito amigo. O Casagrande, o Vladimir... O Casagrande tem a cabeça política boa, ele é um cara bem centrado... E o Sócrates era um ser superior no meio do futebol. Era muito companheiro, gostava de uma cerveja e eu também gostava de uma cervejinha... E uma vez eu fui ver o jogo do Corinthians, o Corinthians ganhou do São Paulo de 3 a 1. Eu era corintiano e comentava o jogo na Rede Globo com o Osmar Santos e um artista famoso da Globo, o Lima Duarte, comentava defendendo o São Paulo. E o Conringão ganhou de 3 a 1”.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1467127496592211978