Lula participa de ciclo de debates no aniversário de 207 anos de Maricá

Ex-presidente abre rodada de discussões nesta segunda-feira (25). Evento que comemora emancipação do município fluminense terá 10 ciclos e inicia com o tema “A Redução das Desigualdades Sociais”

Divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, está comemorando seu 207° aniversário e a Prefeitura organizou uma série de 10 debates que tem início hoje (24), às 18h. O ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva participará do ciclo na quarta-feira (26), e conversará com o prefeito do município, Fabiano Horta.

O evento pretende realizar um debate em conjunto com a população, abordando perspectivas econômicas que nortearão o futuro de Maricá, sempre sob o prisma do crescimento social sustentável.

“Maricá é um laboratório vivo na construção das políticas das ampliações de direitos com uso dos royalties”, explica Fabiano Horta, que governa a cidade de 180 mil habitantes no Leste Fluminense.

Já na primeira noite, o Programa Renda Básica de Cidadania (RBC) será divulgado e abordado como um exemplo de sucesso na cidade, uma vez que a medida foi apontada por pesquisadores estrangeiros como a mais duradoura e eficiente iniciativa de transferência de renda do planeta. Iniciado em 2014, o RBC garante R$ 300 mensais numa moeda social batizada de "Mumbuca", para 42.500 moradores do município, fomentando as atividades comerciais locais.

Outra política implantada na cidade é o Programa de Amparo ao Emprego (PAE), por meio do qual a administração municipal garante uma renda de R$ 1.045 para cada funcionário de empresas da cidade cadastradas no programa. Em troca, a empresa se compromete a manter os postos de trabalho, sem fechá-los. Já são 224 as firmas inscritas, que asseguram 1.183 vagas aos trabalhadores maricaenses.

O ciclo de debates dos 207 anos de Maricá terá transmissão pelos perfis de Facebook da Prefeitura de Maricá, da Revista Fórum e dos sites IG e Brasil 247.