O que o brasileiro pensa?
30 de janeiro de 2020, 22h37

Lula ironiza denúncia do MP por “invasão” ao triplex do Guarujá

Lula e Boulos são alvo de ação por conta de ocupação realizada pelo MTST uma semana após o ex-presidente ser condenado por supostamente ser dono do apartamento

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula comentou nesta quinta-feira (30) sobre a denúncia apresentada pelo procurador Ronaldo Ruffo Bartolomazi, do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, contra ele, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e três ativistas do movimento.

“Ontem me denunciaram de novo, dessa vez por causa daquela invasão no tal do triplex. Eu e o companheiro Guilherme Boulos. Ora, se eles diziam que eu era o dono, aquilo não foi invasão”, disse o ex-presidente em ato com judeus e judias em São Paulo.

A denúncia

O MPF alega que Lula estimulou a ocupação – considerada uma invasão pela promotoria – do triplex do Guarujá ao dizer, em discurso feito em janeiro de 2018, que teria pedido “para o Guilherme Boulos mandar o pessoal dele ocupar”. Cerca de 30 manifestantes ingressaram no apartamento. Embora o imóvel seja atribuído ao ex-presidente pelo próprio MP, a denúncia aponta que houve esbulho possessório, quando se invade “terreno ou edifício alheio”.

Na época, o coordenador do MTST, Josué Rocha, disse que a ocupação teve como objetivo “denunciar a farsa do processo que envolve o presidente Lula”, que havia sido preso uma semana antes. “Nós queremos provar isso na prática. Se o triplex é dele, então nós podemos ficar. Se não é do Lula, por que ele está preso?”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum