Lula lidera com folga em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, diz Ipespe

Levantamento também avaliou a popularidade de Bolsonaro, que segue em baixa. Para 55% dos paulistas, a gestão do presidente é vista como ruim ou péssima

Lula (Foto: Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula lidera com folga nas intenções de voto para a presidência da República em São Paulo. Segundo pesquisa Ipespe feita com exclusividade para o Valor Econômico, em simulação de primeiro turno, Lula teria 35% da preferência dos eleitores, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL) e 12% do ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

Em teste de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 47% a 33%. Contra Moro, que foi responsável pela prisão do petista, em 2018, em lawfare promovido pela Operação Lava Jato, a diferença é quase idêntica: Lula ganharia por 47% a 34%.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país. Segundo dados de 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-SP), só na capital, são 8.986.687 eleitores aptos a votar, número que supera individualmente o eleitorado de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Ciro Gomes (PDT) e o governador João Doria (PSDB) teriam 5% cada. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) teria 2%; e o senador Alessandro Vieira (Cidadania), 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.

Popularidade de Bolsonaro e Doria em São Paulo

A pesquisa também avaliou a popularidade de Bolsonaro, que segue em baixa. Para 55% dos paulistas, a gestão do presidente é vista como ruim ou péssima. 22% avaliam como ótimo ou bom e 21% como regular.

Doria também não ostenta boas taxas de aprovação. Seu desempenho é ótimo ou bom para 26%, regular para 25% e ruim ou péssimo para 37%.