Lula, mais uma vez, sai na frente de Bolsonaro e pede a Biden reunião do G20 sobre vacinas

Após atuar diretamente no diálogo com o Fundo Russo para a aquisição da Sputnik V, o petista faz sugestão ao presidente estadunidense em entrevista à CNN Internacional

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Apesar de estar longe da presidência há mais de 10 anos, o ex-presidente Lula tem assumido uma postura de chefe de Estado diante da ineficiência do governo Bolsonaro no combate à pandemia do coronavírus. Após a notícia de que o petista atuou diretamente junto ao Fundo Russo de Investimento, ainda no ano passado, para viabilizar a aquisição da vacina Sputnik V ao Brasil, o ex-mandatário agora sugere um diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir a vacinação contra a Covid.

Leia também: Putin acionou Lula após Bolsonaro obedecer Trump para não comprar vacina “malígna” da Rússia

Em entrevista concedida esta semana à respeitada jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula sugeriu que Biden convoque uma reunião do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, para discutir uma distribuição justa de vacinas entre as nações do globo. Este trecho da entrevista foi divulgado pela própria jornalista britânico-iraniana.

“Uma sugestão que gostaria de fazer ao presidente Biden por meio de seu programa é: é muito importante convocar uma reunião do G-20 com urgência. É importante chamar os principais líderes mundiais e colocar em volta da mesa uma só coisa, uma questão: vacina, vacina e vacina", disse Lula.

Leia também: Ex-ministro da Saúde diz que Lula foi decisivo na negociação para a compra da Sputnik V

“A responsabilidade dos líderes internacionais é enorme, então estou pedindo ao presidente Biden que faça isso, porque não posso. Não acredito em meu governo [Bolsonaro] . E, também, não poderia pedir isso para Trump , mas Biden é um alento para a democracia no mundo", completou o petista.

Assista ao trecho da entrevista.

https://twitter.com/camanpour/status/1372276031239901185

Influência de Lula

O retorno do ex-presidente Lula ao cenário político após ter suas condenações anuladas e seus direitos políticos recuperados não se restringe ao Brasil.

Em novembro de 2020 o petista teve um encontro com Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) que financiou o desenvolvimento da Sputnik V.

O interesse de Dmitriev em ter uma conversa surgiu após ele descobrir que o nome de Lula era um dos signatários de um abaixo-assinado pelo Nobel da Economia Muhammad Yunus, que defende a vacina enquanto um bem comum e que seja distribuída gratuitamente.

Além disso, o encontro de Lula com Dmitriev contou com a interlocução do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que incentivou a reunião. Além do ex-presidente, participaram da reunião com o diretor do fundo russo os ex-ministros da saúde José Gomes Temporão, Alexandre Padilha e Arthur Chioro. Todos eles garantem que Lula foi decisivo na na negociação para a compra da Sputnik V.