Lula: "O Bolsonaro é resultado da negação política. Assim nasceu Hitler"

Em entrevista para rádios do Maranhão, ex-presidente também destacou censura da Globo: “Nem direito de resposta a mim mesmo eles deram”

Foto: Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que o presidente Jair Bolsonaro "é resultado da negação política". Em entrevista à Rádio Difusora do Maranhão, ele destacou que o processo de ódio e de ataque à classe política vivido hoje no Brasil é o mesmo que deu origem a regimes e líderes autoritários no passado.

"É o ódio. É o resultado da negação da política. Político não presta, político é isso, político é aquilo. Assim nasceu Hitler, assim nasceu o fascismo e assim nasceu o Bolsonaro. O Bolsonaro é resultado da negação da política nesse país", afirmou Lula.

O ex-presidente também comentou a atitude da Rede Globo, que repercutiu seu pedido de desculpas sem mostra o seu vídeo.

"Tenho 74 anos, quase 50 anos de vida pública. Me eduquei pra não perder o sono com as coisas que a Globo fala de mim. Nem direito de resposta a mim mesmo eles deram", disse.

O papel da Globo

Lula apontou a responsabilidade da emissora neste processo que abriu caminho para a defesa do autoritarismo e para a eleição de Bolsonaro.

"O papel da Rede Globo de Televisão foi primordial para criar o mal estar neste país. O papel da Globo na Lava Jato. Hoje estamos provando que o Moro é mentiroso, que o Dellagnol é mentirosos, que tem delegado da Polícia Federal que fez relatório mentiroso. No estamos agora entrando com provas no TRF-4 de que os delatores da Odebrecht receberam incentivo, bônus, para dizer nas delações o que eles queriam."

O ex-presidente negou interesse em ser candidato em 2022, mas destacou que, se necessário, se colocará na disputa para enfrentar a TV Globo.

"Eu já disse que não preciso ser candidato outra vez, apesar de achar que vou viver até os 120 anos. O PT tem muita gente boa, tem o companheiro Fernando Haddad. O PCdoB tem o Flávio Dino. Eu quero ser cabo eleitoral."

"Mas se eu ver Moro candidato, Huck candidato - Não sei se a Globo vai lançar os dois ao mesmo tempo, os dois são candidatos da Globo - E eu tiver chance, pode ficar descansado, eu não deixarei a Globo governar este país", concluiu.