Lula diz que convidará Scholz, futuro chanceler alemão, para proteger Amazônia

Em entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel, o ex-presidente também afirmou que mais importante do que salvar bancos, "é cuidar do planeta"

Lula em entrevista no Parlamento Europeu - Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Lula está de passagem pela Europa, onde já discursou e foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu, e nesta quarta-feira (17) foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Como parte de seu tour europeia, Lula tem conversado com a imprensa local. Em entrevista à publicação alemã Tagesspiegel, o líder petista afirmou que, quando for eleito foi vai convidar o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Schulz para discutir a preservação da Amazônia.

“Quando eu for presidente, gostaria de convidar Olaf Scholz, que em breve será seu próximo chanceler federal, à região amazônica para assessorar na proteção da floresta tropical”, disse Lula, que também enfatizou a necessidade e de se criar empregos à população local para cultivar soja, milho ou criar gado.

O ex-presidente também lembrou dos acordos ecológicos que assinou com a Noruega e com a Alemanha.

"Quando eu era presidente, assinamos um acordo com a Noruega e a Alemanha para proteger certas regiões e conter a extração ilegal de madeira. Isso funcionou extremamente bem até que Bolsonaro se tornou presidente", declarou Lula.

Lula: salvar o planeta é mais importante que salvar bancos

Em outro momento, o ex-presidente Lula falou sobre o fato de governos terem gastado trilhões para salvar bancos da crise de 2008 e lembrou do caso do Lehman Brothers.

"Os países ricos devem nos ajudar e dar sua contribuição para as áreas protegidas e montar um fundo de proteção. Quando o banco Lehman Brothers faliu em 2008, trilhões de dólares foram gastos para socorrer os bancos. É mais importante cuidar do planeta", disse.

Lula defende a vacinação diante da nova onda do coronavírus na Alemanha

Na entrevista o ex-presidente destacou o fato de que, quando era presidente do Brasil o seu governo vacinou 83 milhões de pessoas em três meses contra a gripe suína (H1N1) e destacou o Plano Nacional de Imunização do SUS.

"Poderíamos ter vacinado muito mais gente agora, se tivéssemos mais vacina, se não tivéssemos um presidente tão criminoso que não quer proteger o seu povo", criticou Lula.

Além disso, Lula mandou um recado aos alemães que ainda não se vacinaram: "se vacinar é preciso".

Lula é recebido como chefe de Estado pelo presidente da França

O ex-presidente Lula (PT) foi recebido, na manhã desta quarta-feira (17), pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Elysée, residência oficial do mandatário europeu. A chegada do petista foi precedida de uma marcha da guarda francesa, honraria para receber chefes de Estado.

Desafeto de Jair Bolsonaro, Macron discutirá com Lula um futuro acordo entre América Latina e União Europeia, segundo informou o ex-presidente. Durante sua viagem pela Europa, o petista encontrou-se com o o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e ainda se reunirá com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1460951152984576009?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1460951152984576009%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2Fglobal%2Flula-e-recebido-como-chefe-de-estado-pelo-presidente-da-franca-emmanuel-macron%2F