Lula ultrapassa Bolsonaro e lidera outra pesquisa: a de popularidade digital

Apesar do atual presidente pavimentar sua narrativa através das redes sociais, é o ex-presidente Lula quem vem angariando mais engajamento virtual

Lula e Bolsonaro (Reprodução)Créditos: Ricardo Stuckert / Flickr Bolsonaro
Escrito en REDES SOCIAIS el

Apesar de liderar todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Lula (PT) seguiu durante boa parte do ano passado e também deste ano abaixo de Jair Bolsonaro em popularidade nas redes sociais.

Não à toa, afinal é sabido que o bolsonarismo se utiliza de estruturas que formam milícias digitais e que é através de postagens no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também em grupos de WhatsApp que o presidente pavimenta sua narrativa política.

Este cenário, no entanto, mudou. Levantamento da Quaest Consultoria divulgado nesta terça-feira (24) mostra que o petista, em agosto, ultrapassou Bolsonaro em engajamento nas redes sociais e lidera o ranking composto por todos os presidenciáveis.

Trata-se do Índice de Popularidade Digital (IPD), que coleta dados em redes sociais e buscadores — como Twitter, Instagram e Google Search — e leva em consideração indicadores como número de seguidores, capacidade de promover engajamento e quantidade de reações positivas às mensagens postadas. Com essas informações, a Quaest confere uma pontuação de 0 a 100 a cada presidenciável.

Para se ter uma ideia, em 29 de julho a vantagem de Bolsonaro sobre Lula era considerável. O presidente apresentava um índice de popularidade digital de 68,76, contra 41,78 do petista. Naquele dia, Bolsonaro havia feito a fatídica live golpista em que prometeu - e não cumpriu - apresentar provas sobre "fraude eleitoral".

Já no dia 19 de agosto Lula assumiu a dianteira do ranking, com pontuação de 55,72, contra 53,36 de Bolsonaro. O ex-presidente ainda ampliou a diferença no dia seguinte, saltando para 59,79, enquanto o titular do Palácio do Planalto caiu para 52,38. Naquela data, Bolsonaro apresentou ao Senado o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela última medição de popularidade nas redes, feita em 20 de agosto, o ranking ficou desta maneira:

  • Lula (PT) - 59,8
  • Bolsonaro (sem partido) - 52,4
  • Ciro Gomes (PDT) - 26,3
  • João Doria (PSDB) - 20,8
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM) - 19,9
  • Eduardo Leite (PSDB) - 16,6
  • Rodrigo Pacheco (DEM) - 14,4
  • José Luiz Datena (PSL) - 14,3

Confira a íntegra do estudo