Luto das atrizes globais. Medo do Fisco?

Altamiro Borges comenta protesto de artistas da Globo e pergunta: vão protestar contra os embargos interpostos pela emissora onde trabalham em processo de sonegação fiscal?

Escrito en BRASIL el

Altamiro Borges comenta protesto de artistas da Globo e pergunta: vão protestar contra os embargos interpostos pela emissora onde trabalham em processo de sonegação fiscal?

Por Altamiro Borges, do Blog do Miro

[caption id="attachment_31563" align="alignleft" width="300"] Protesto de atrizes globais virou motivo de piada nas redes sociais (Reprodução / Facebook)[/caption]

A atriz Bárbara Paz compartilhou nesta quinta-feira (19) fotos em seu perfil do Instagram em que ela e outras estrelas da novela “Amor à Vida”, da TV Globo, estão vestidas de preto em protesto contra a decisão do STF, que garantiu o direito aos embargos infringentes aos réus do chamado caso do mensalão. “Atrizes de luto pelo Brasil”, postou a vedete, que é acompanhada nas poses por Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg e Susana Vieira. “O que está acontecendo é um absurdo, querem desmoralizar o STF”, chiou Rosamaria Murtinho. Já que estão tão indignadas, elas poderiam aproveitar para exigir que a empresa em que trabalham pague os impostos devidos à Receita Federal.

Conforme noticiou nesta semana o sítio Consultor Jurídico, as Organizações Globo acabam de perder recurso administrativo contra uma cobrança de R$ 713 milhões do Fisco. “O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (Carf), que julga contestações a punições fiscais, rejeitou os argumentos contra a autuação da Receita Federal sobre aproveitamento de ágio formado em mudanças societárias entre empresas do grupo”. Numa das ações, a Globo Comunicação e Participações (Globopar) foi condenada por amortização indevida no cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

“A amortização dos tributos usou o chamado ágio, valor embutido no preço de uma companhia vendida equivalente à estimativa de sua rentabilidade futura. De acordo com a lei, a empresa que compra outra tem direito de abater da base de cálculo de seus tributos o valor que desembolsou a título de ágio. Mas a Receita Federal alega que o valor da Globopar é artificial. A empresa espera análise de embargos interpostos e ainda pode recorrer à última instância do Carf”. As patéticas atrizes da TV Globo não gostaram dos embargos infringentes aprovados pelo STF. E dos embargos por sonegação fiscal na Receita Federal? Elas também vão posar de “luto” em fotos de protesto?