Maduro: “Assim como falei com Biden, poderia falar com Trump”

Presidente venezuelano lembrou do encontro com o democrata em cerimônia de início do segundo mandato de Dilma, em 2015, e disse estar disposto a uma “conversa respeitosa, no momento oportuno” com o atual presidente dos Estados Unidos

Encontro entre Joe Biden e Nicolás Maduro em Brasília, em 2015 (foto: South China Morning Post)
Escrito en NOTÍCIAS el

Em entrevista para AVN (Agência Venezuelana de Notícias, estatal), nesta segunda-feira (22), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que está disposto a realizar uma reunião para “conversar respeitosamente” com seu colega estadunidense, Donald Trump.

“No momento oportuno, estou disposto a conversar respeitosamente com o presidente Donald Trump. Assim como me encontrei com Biden, e conversamos longamente e de maneira respeitosa, em reunião que foi gravada na época”.

O encontro com Joe Biden ao qual Maduro se refere aconteceu em Brasília, em 2015. Foi durante a cerimônia que marcou o início do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2015. Naquele então, o democrata era vice-presidente dos Estados Unidos, cargo que ocupou durante o governo de Barack Obama (2009-2017).

Pela manhã, em entrevista ao site Axios, Trump disse que também estaria disposto a conversar com Maduro. “Talvez eu pense sobre isso. Maduro gostaria de me encontrar. E nunca me oponho às reuniões. Mas, por ora, eu rejeitei”, disse o presidente estadunidense.

Na mesma conversa, o mandatário norte-americano também mostrou estar decepcionado com o líder opositor Juan Guaidó, que vinha sendo promovido pelos Estados Unidos até há poucos meses atrás. “Eu poderia ter vivido com ou sem ele, mas fui firmemente contra o que estava acontecendo na Venezuela”, disse Trump.