Maia convoca reunião informal para avaliar acusações de Moro contra Bolsonaro

Deputados admitem gravidade e avaliam que é preciso investigação para determinar se houve crime de responsabilidade, que resultaria em impeachment

Rodrigo Maia - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou parlamentares para uma reunião informal na residência oficial para discutir as denúncias apresentadas nesta sexta-feira (24) pelo agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, contra o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo UOL.

A avaliação inicial de deputados que participarão do encontro é que as denúncias são graves e precisam ser investigadas para determinar se há crime de responsabilidade para um pedido de impeachment do presidente.

Os deputados devem avaliar o cenário político e se há ou não um crime de responsabilidade. Um dos questionamentos é se Moro testemunharia em uma investigação formal e repetiria que o presidente Jair Bolsonaro pediu informações e relatórios de inteligência da Polícia Federal.

"As consequências desse indício de crime de responsabilidade serão uma pressão enorme pela abertura de um processo de impeachment. O impeachment não é um processo só jurídico. É jurídico e político. Tem que ter crime e condições políticas. Os fatos são graves", disse um parlamentar, reservadamente, ao UOL.