Maia diz que MP de Bolsonaro para nomear reitores é inconstitucional, e Alcolumbre avalia devolver

Partidos de oposição vão recorrer ao Supremo para derrubar a medida provisória

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (10) e que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores para universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus sem consulta prévia à comunidade acadêmica é inconstitucional.

"Não é uma questão contra ou a favor do governo. É porque a matéria de forma fragorosa está desrespeitando a Constituição", afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia devolver a MP ao governo, segundo aliados.

Para Maia, mandar o texto de volta ao governo para que o Legislativo nem sequer tenha de analisá-lo seria um ato extremo, mas cuja decisão cabe a Alcolumbre, como comandante do Congresso Nacional.

Na avaliação de Maia, o ideal seria votar a MP no curto prazo e derrubá-la, mas disse o melhor caminho será analisado.

Os partidos de oposição protestaram contra a MP e o PSOL já anunciou que vai ao Supremo Tribunal Federal para derrubar a medida. Nas redes sociais a repercussão também foi grande, e a hashtag #DitaduraVoltou chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.