Maia diz que "não podemos nos omitir" sobre Manaus e ganha resposta unânime: impeachment de Bolsonaro

Presidente da Câmara, que vem sendo cada vez mais pressionado a abrir um processo de impeachment contra o chefe do Executivo, anunciou que vai convocar Comissão Representativa do Congresso para discutir a situação de Manaus e a vacinação

Jair BReprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou através das redes sociais, na tarde desta sexta-feira (15), que vai pedir a convocação de uma Comissão Representativa no Congresso Nacional, que está em recesso, para discutir a situação dramática de Manaus (AM) e a questão da vacinação contra a Covid-19.

A capital amazonense vive um colapso de saúde, com hospitais sem oxigênio e pacientes morrendo asfixiados. Muitos tiveram que ser transferidos para leitos de outros estados em meio à explosão de internações por Covid-19 na região.

Além de ter atrasado a vacinação no país, Jair Bolsonaro é apontado como responsável pela crise em Manaus pelo fato de não ter agido quando já se sabia que a situação estava fora de controle e por ter pregado contra as medidas de isolamento social.

"É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir!", tuitou Maia.

Leia também: De saída da presidência da Câmara, Maia diz que Bolsonaro pode sofrer impeachment em breve

A reação de internautas à postagem presidente da Câmara foi unânime. Todos os comentários foram no sentido de pedir para que Maia vote a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro. O parlamentar tem em sua gaveta mais de 50 peças de impedimento do chefe do Executivo e, agora, a pressão para que termine seu mandato à frente da Mesa Diretora da Câmara com uma decisão contra o ex-capitão aumenta no meio político e na sociedade civil.

Leia também: Até Luciano Huck convoca para panelaço contra Bolsonaro

Confira, abaixo, as reações.

https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1350151592885055490

Agenda negacionista

Antes da postagem mais recente, Maia foi às redes sociais, na noite de quinta-feira (15),

 para criticar o negacionismo diante da pandemia do novo coronavírus ao comentar sobre a situação calamitosa de Manaus, que amanheceu com falta de oxigênio nos hospitais em razão do colapso no sistema de saúde.

O deputado aproveitou para mandar mais uma indireta ao presidente Jair Bolsonaro, alvo recorrente do parlamentar nos últimos dias.

“A falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com estados e municípios são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”, escreveu o presidente da Câmara no Twitter.

“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental – como defendi em dezembro com outros parlamentares – que o Congresso retome suas atividades na semana que vem”, completou.

Mais uma vez, o deputado foi bastante cobrado pela não-abertura de um processo de impeachment contra o chefe do Executivo.