Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de janeiro de 2020, 22h08

Maioria dos brasileiros vê apoio de Bolsonaro aos EUA como algo negativo, diz pesquisa

Pesquisa recente XP/Ipespe mostra que são 55% os brasileiros que consideram que o apoio entregue do Planalto ao governo norte-americano trará consequências ruins para o país, enquanto 32% acham que trará consequências positivas

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)

A pesquisa publicada nesta quinta-feira (16) pelo XP/Ipespe mostrou um dado que coloca em cheque a diretriz mais importante da política exterior do governo de Jair Bolsonaro, que é o seu apoio incondicional ao governo dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, em questão sobre que resultados poderia ter o país devido ao apoio dado aos Estados Unidos, 55% afirmam que haverá consequências negativas, 32% acha que as consequências serão positivas, 3% considera que não haverá nenhuma consequência e 10% não souberam responder.

Na pergunta sobre se tomaram conhecimento sobre a recente crise entre os Estados Unidos e o Irã, 90% responderam que sim e 10% disseram que não.

A pesquisa também perguntou se as pessoas consideram que o conflito entre Estados Unidos e Irã acabará envolvendo outros países, e 32% consideram que há uma chance média de isso acontecer, 27% creem que há uma chance alta, 20% pensam que a chance é pequena, 15% não veem nenhuma chance de acontece e 7% não souberam responder.

Para fazer esta pesquisa, o XP/Ipespe entrevistou um total de mil pessoas em todo o território nacional, entre os dias 13 e 15 de janeiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum