Mais de 80 brasileiros estão confinados após surto de coronavírus em vila de Portugal

Os casos estão concentrados em nove famílias que vivem em Santo Estevão, mas contaminação começou com homem vindo de Lisboa, foco das novas infecções no país

Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en GLOBAL el

Um surto de coronavírus atingiu uma comunidade brasileira que vive em Santo Estevão, uma aldeia localizada a 60 quilômetros de Lisboa. Segundo as autoridades de saúde de Portugal, já foram confirmados 22 casos de covid-19 e há mais de 80 pessoas em isolamento.

A aldeia, equivalente a uma pequena vila rural, faz parte da cidade de Benavente e tem cerca de 1.800 habitantes. Os casos estão concentrados em nove famílias que moram e trabalham na região. A maior parte dos brasileiros em Santo Estevão atua na manutenção de casas de veraneio de luxo.

O caso inicial é um brasileiro que veio de Lisboa. A capital portuguesa tem hoje a situação mais crítica no país, que tem mais de 70% dos novos casos. O homem procurou um hospital da região na semana passada, após apresentar sintomas.

O exame deu positivo e as autoridades fizeram uma força-tarefa para identificar redes de contágio e realizar testes em todos os potenciais afetados. Casos suspeitos e confirmados, seguindo as regras do país, estão confinados em casa, com monitoramento constante das equipes de saúde.