Manifestante de extrema-direita que alega proteger estátuas urina em monumento no Reino Unido

Integrante do grupo que foi às ruas neste sábado (13) para atacar antirracistas vandalizou homenagem a policial morto em atentado

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um homem que integrava o grupo da extrema-direita que foi às ruas nesta sábado (13) em Londres, no Reino Unido, foi flagrado urinando em um monumento histórico.

A extrema-direita se mobilizou no país justamente sob o pretexto de “proteger o patrimônio histórico”, em estratégia para confrontar mais um final de semana de protestos contra o racismo em todo o mundo.

Estátuas associadas ao racismo, à escravidão e ao colonialismo têm sido alvo de manifestantes em diferentes países, dentro da onda global de protestos desencadeada pelo assassinato de George Floyd por um policial branco nos EUA. 

O homem urinou em uma placa em uma das entradas do Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento britânico, colocada em homenagem a um policial morto naquele local, durante um atentado terrorista em 2017.

A imagem do extremista urinando chegou a ser compartilhada pelo parlamentar do Partido Conservador Tobias Ellwood, que tentou salvar a vida do policial naquela data.

https://twitter.com/Tobias_Ellwood/status/1271820915324715009

Neste sábado, a manifestação antirracista em Londres reuniu centenas de pessoas, mas ocorreu em clima de tensão. A policia dividiu duas áreas, uma para antirracistas e outra para a extrema-direita. Integrantes da extrema-direita iniciaram provocações, invadiram a área dos antirracistas e, depois, entraram em confronto com a polícia.

Em Paris, na França, o protesto foi mais numeroso, com cerca de 20 mil pessoas. A extrema-direita também compareceu, carregando cartazes com mensagens racistas. Na maior parte do tempo pacífico, o ato teve confusão no final, quando a polícia impediu uma marcha e prendeu alguns manifestantes.