Manter acordo comercial com Brasil é ser 'cúmplice de um massacre', diz deputada europeia

Em sessão do Parlamento, Marisa Matias (GUE/NGL) defendeu o fim do tratado entre União Europeia e Mercosul em razão dos "crimes" cometidos pelo governo Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

de Bruxelas (Bélgica)

A deputada europeia Marisa Matias defendeu o fim do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul em razão dos "crimes" cometidos pelo governo Jair Bolsonaro. Em sessão do Parlamento Europeu que discutiu políticas ambientais nesta sexta-feira (19), a deputada eleita por Portugal afirmou que permanecer no acordo é ser "cúmplice de um massacre".

“O comportamento de Bolsonaro é criminoso e, por isso mesmo, não podemos confiar o acordo comercial a quem ataca o ambiente e as comunidades indígenas. Se não nos retiramos do acordo UE-Mercosul seremos cúmplices deste massacre”, defendeu Marisa, do partido Bloco de Esquerda, que no Parlamento Europeu integra o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL).

"Eu quero apelar à Comissão Europeia: ouçam as vozes do povo brasileiro, as vozes dos que defende o coração da Amazônia, os povos indígenas, ouçam as nossas vozes, e acabem com o acordo. Temos que estar ao lado dos povos e não das multinacionais", continuou Marisa.

O acordo foi aprovado no Parlamento Europeu em 2019, mas ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos e pelos chefes de Estado de cada um dos 27 países membros da União Europeia. A política ambiental de Bolsonaro já levou à rejeição do tratado pelo Parlamento da Holanda, em junho deste ano, e parlamentares na Alemanha e na França manifestaram preocupações semelhantes às de Marisa Matias.

"O que estamos a assistir na Amazônia é, infelizmente, uma tragédia anunciada. É um ataque ao meio ambiente e um ataque às comunidades indígenas, que estão a ser dizimadas, primeiro, pela ocupação das suas terras, e, agora, pelo abandono no contexto da pandemia", disse Marisa.

"No Brasil temos um presidente, Jair Bolsonaro, que é promotor de atividades e de ações absolutamente criminosas. Estamos a falar de um país onde o seu presidente está contra o seu povo e os povos indígenas, está contra a proteção da Amazônia", completou a deputada europeia.

Marisa também criticou a Comissão Europeia, o poder executivo do bloco, por não garantir que o Brasil adote medidas protetivas.

"Vamos ser honestos e honestas. Este acordo está em negociação há imenso tempo e não se vê pressão absolutamente nenhuma. Aliás, o comportamento das autoridades brasileiras é exatamente o contrário, quanto mais se avança no acordo, mais destrói a Amazônia, mais ataca as comunidades indígenas", afirmou.

https://www.facebook.com/MATIAS.Marisa/videos/190813752303146/?t=2