Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2007, 12h00

Márcio Pochmann assume o Ipea

Economista da Unicamp e colunista da Fórum vai dirigir órgão ligado a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal

Economista da Unicamp e colunista da Fórum vai dirigir órgão ligado a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal

Por Redação

O economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann é o novo diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente ligado à Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal.

A indicação do economista foi feita pelo ministro Mangabeira Unger e faz parte de um conjunto de alterações que visam reforçar o perfil mais desenvolvimentista das ações políticas do governo. José Sicsú, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é cotado para a direção na Rio.

A indicação é vista como um sinal de que Mangabeira Unger quer redefinir as ações de pesquisa do Ipea. O próprio Pochmann se envolveu em uma polêmica em 2003 sobre a eficiência dos investimentos sociais. A avaliação é de que a linha seguida pelo órgão era mais próxima à neoliberal do que à desenvolvimentista.

Pochmann não é filiado a partidos políticos e é uma das principais referências no país em estudos sobre a economia do trabalho e distribuição de renda. Na Fórum, onde mantém coluna mensal, tem nesses temas seu foco de atenções. Foi secretário paulistano do Trabalho, na gestão Marta Suplicy.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum