Ex-vereador Cristiano Girão é preso por encomendar crime a Ronnie Lessa, assassino de Marielle Franco

A operação que resultou na prisão do ex-parlamentar não tem relação com o assassinato da vereadora, mas sim com disputa por territórios dominados pela milícia

O ex-vereador Cristiano Girão foi preso na manhã desta sexta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil do Rio.

Ronnie Lessa, que é apontado como o assassino de Marielle Franco, também é alvo da operação, mas, ele já está preso.

O ex-parlamentar Girão foi preso em São Paulo, onde reside. A operação contou com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic-SP).

Apesar da ligação de Girão e Lessa com a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, a operação de hoje não tem relação com o assassinato da vereadora.

As investigações descobriram o envolvimento de Girão e Lessa em um duplo homicídio a partir de depoimentos de testemunhas e por uma pesquisa feita no Google por Lessa sobre notícias das mortes.

De acordo com informações do G1, no dia 19 de fevereiro de 2018 Lessa pesquisou no Google “Casal morto na Gardênia Azul. Os assassinatos de André Henrique da Silva Souza, o Zóio, e Juliana Sales de Oliveira aconteceram em junho de 2014.

Morte encomendada

Na data referente a morte do casal, eles estavam estava na rua Acapori, no interior da Gardênia Azul em um Honda Civic, que era dirigido por André Henrique quando foi interceptado por um Fiat Dobló, branco, de onde foram feitos vários disparos de armas de fogo.

Segundo os depoimentos realizados pela investigação, Ronnie Lessa executou o crime a mando de Cristiano Girão.

Publicidade

À época do crime, a Gardênia Azul vivia uma disputa territorial. A vítima, André Henrique, era um miliciano de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, que tentava dominar a região.

Notícias relacionadas

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR