Vídeo: “Sérgio Camargo é um preto de alma branca”, diz Martinho da Vila

Durante entrevista ao programa Roda Vida desta segunda, o sambista também afirmou que a Fundação Palmares não existe mais

Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Martinho da Vila foi o entrevistado desta segunda-feira (16) no programa Roda Viva. Durante a entrevista, a apresentadora Vera Magalhães perguntou ao sambista como ele vê a atuação de Sérgio Camargo frente à Fundação Palmares.

"Você, há um tempo, se posicionou contra o presidente da Fundação Palmares que é um dos que fazem uma política de oposição às conquistas do movimento negro, às políticas afirmativas. Como você vê esse retrocesso e qual é o posicionamento que você acha que nós temos de ter para que ele cesse e que a gente volte avançar nesse arcabouço de políticas?", perguntou Magalhães.

"A Fundação Palmares foi criada para tratar da cultura negra e botaram aquele cara, o Camargo, bolsonarista radical, ele é um preto de alma branca, como se diz", disse aos risos Martinho da Vila.

"Ele gostaria de ser branco, ele acha que é branco, ele se sente branco e tem que acabar com essas coisas todas de preto. Então, ele está lá cumprindo o seu papel, que é acabar com a Fundação Palmares. Para mim, a Fundação Palmares não existe mais, ele não está exercendo função alguma. Nós temos que criar uma outra fundação. Aquela já era", criticou.

https://www.youtube.com/watch?v=uOFZNA0Bzmo

Constrangimento

A apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, voltou ao topo dos temas mais comentados do Twitter após constranger o sambista Martinho da Vila com pergunta sobre uma suposta relação das escolas de samba com milícias durante o programa transmitido na noite desta segunda-feira (16).

Mostrando pouco conhecimento sobre a história do samba e principalmente sobre a biografia do cantor, compositor e um dos maiores estudiosos da cultura africana no Brasil, Vera foi insistente ao pedir uma posição desse “Martinho político, que faz essa análise política” sobre as escolas de samba – “que sempre tiveram uma ligação com o jogo do bicho” – “permeadas por milícias”.

Visivelmente constrangido, Martinho sorri ao dizer que “o jogo do bicho foi inventado em Vila Isabel” e diz não ter “notícia da milícia dirigindo uma escola de samba”.