MC Pii lança música sobre depressão e suicídio na comunidade LGBT

Artista também prepara novo single, que será lançado no dia 31, onde convoca a comunidade LGBT a colocar “fogo no armário” e assumir publicamente sua orientação sexual e identidade de gênero não-normativa

Foto: Lima Torevsky
Escrito en LGBTQIAP+ el

MC PII é um artista periférico que nasceu na Zona Leste de São Paulo, e cresceu entre a casa de seus tios, na Favela Fazenda da Juta, e a casa de seus pais, em Santo André. Foi expulso de casa aos 16 anos e iniciou seu ativismo LGBTQIA+ sendo o primeiro diretor LGBT da UNE e da UBES.

Cursou produção cultural pela Universidade Federal do Paraná, quando iniciou seus trabalhos na produção artística, quando coordenou a Bienal Estudantil da UPE. Em seguida produziu a banda mineira Pato Fu, e diversos artistas, como os Racionais MC.

Neste momento, MC Pii está finalizando o seu álbum, onde diz que vai representar a diversidade do gordo e da bicha periférica a partir do discurso político de seu lugar fala.

Em parceria com o cantor e produtor OLLY, de Curitiba, está lançando o single “Saudade”, que trata da saúde mental e suicídio. “A música em questão conta a história de um casal, que foi separado pelo suicídio. Ao decorrer da letra percebemos que o companheiro tirou a própria vida e os efeitos disso sobre quem fica”, explica o cantor.



À Fórum, MC Pii disse que “em período de pandemia acabamos percebendo que nós população pobre periférica nunca tivemos o privilégio de entender a importância do cuidado com a saúde mental, então percebemos a necessidade de falar dessa pauta pois a sociedade não gosta ou não fala desse tema”.

O artista também afirma que a pandemia, por conta da quarentena, afetou sobremaneira a vida de parte da população LGBT. “Pelo motivo da reclusão e de ter que conviver por mais tempo com familiares, diversos jovens estão sofrendo diariamente abusos, chegando até nas agressões física. Nessa pandemia tive contato com pelo menos três jovens expulso de casa em meio a pandemia”.

Além da música "Saudade", o MC Pii revela com exclusividade à Fórum o seu próximo lançamento. Trata-se da música "Orgulho", onde MC Pii convoca as LGBT a botarem fogo no armário.

"A arte salva vida o rap foi minha saída/ Sem perder a vida, sem perder a vida/ Mostrando a saída quem quarta o orgulho no armário sujo, você pode mudar mundo, mostre seu orgulho sua visão de mundo faça seu barulho/ Faça seu barulho, mantenha o orgulho/ Fogo no armário sujo", diz um trecho da música.

A canção será lançada no próximo dia 31 (domingo) durante o festival DiverCidade.

O trabalho artístico de MC Pii conta com algumas colaborações, são elas:

Direção de arte: Neon Cunha/ @neoncunha
Fashion Designer: Vicenta Perrot/ @vicenta_perrot
Fotografia:Lima Torevsky/ @limatorresf