"Me decepcionei com Bolsonaro", diz indígena que posou de apoiadora em comitiva na ONU

Presidente levou a youtuber indígena Ysani Kalapalo para desviar de críticas das principais lideranças, em setembro de 2019

Ysani Kalapalo e Bolsonaro (Reprodução/Youtube)
Escrito en POLÍTICA el

Usada por Jair Bolsonaro para dizer que seu governo tinha apoio de lideranças indígenas, a youtuber indígena Ysani Kalapalo criticou o presidente, em entrevista à BBC Brasil, publicada nesta quinta-feira (4).

Ysani integrou a comitiva de Bolsonaro, quando ele discursou na abertura da Assembleia-Geral da ONU, em setembro do ano passado. O presidente tentava desviar das críticas constantes de importantes lideranças, como o cacique Raoni Metuktire. Raoni sempre apontou para as falhas das políticas do governo para a Amazônia e acusa o presidente de servir aos interesses estrangeiros.

"Estou decepcionada", disse Ysani, nove meses depois da viagem. Segundo a ativista de 28 anos, a posição é compartilhada pela maioria dos indígenas que apoiaram a candidatura de Bolsonaro.

"Está faltando diálogo com as minorias. Eu tinha muita expectativa de que o governo dele seria diferente, mas, depois de esperar e esperar, isso não está acontecendo", afirmou.

Para Ysani, cargos no governo têm sido ocupados com base em relações pessoais e de amizade, e não por competência técnica, e as autoridades não se mostram abertas a sugestões.