MEC vai suspender vestibulares de mais de 200 cursos com desempenho insatisfatório

Cursos que obtiveram um mau resultado em 2009 e 2012 serão penalizados

Como medida de punição, mais de 200 vestibulares serão cancelados em 2013 (Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil)
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Cursos que obtiveram um mau resultado em 2009 e 2012 serão penalizados Por Redação, com informações da Agência Brasil [caption id="attachment_37385" align="alignleft" width="300"] Como medida de punição, mais de 200 vestibulares serão cancelados em 2013 (Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil)[/caption] Aloizio Mercadante, ministro da Educação, anunciou que mais de 200 cursos terão o vestibular suspenso em 2013. A medida servirá como punição para as instituições com desempenho insatisfatório nas avaliações do MEC de 2009 e 2012. Além disso, as faculdades privadas deixarão de ser beneficiadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os cursos são avaliados a cada três anos, recebendo conceitos de 1 a 5, sendo que as notas 1 ou 2 serão critérios para a punição. Neste ciclo, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também passaram pelo processo as áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. No total, 1.762 instituições de ensino superior foram avaliadas pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), totalizando 8.184 cursos. Em 2009, 27% dos cursos obtiveram conceitos 1 ou 2, número que caiu para 12% em 2012. As notas 3 e 4 tiveram maiores proporções nesse ano, sendo que o conceito 3 passou de 39,8% para 48,4% e o 4 de 10,5% para 21,7%. Já a nota máxima cresceu de 1,2% para 1,5%. "Analisando o que aconteceu de 2009 para 2012, quando fechamos um ciclo de avaliação, houve uma importante melhora na qualidade dos cursos, uma grande concentração na nota 3 e na nota 4, que são os dois conceitos satisfatórios de curso e uma redução muito drástica das notas insatisfatórias", disse Mercadante. Ele atribui a melhora à suspensão de cursos com conceito insatisfatório, aos estímulos dado pelas bolsas de estudo e financiamento estudantil e à concorrência entre as instituições.