Medicamento em dose única para HIV é aprovado pela Anvisa

Segundo a agência, a aprovação de um remédio de dose única representa um avanço, pois simplifica o tratamento e a adesão de pacientes

Foto: Agência BrasilCréditos: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV que combina duas diferentes substâncias - lamivudina e dolutegravir sódico - em um único comprimido.

De acordo com a bula aprovada pela Agência, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível baixo.

Além disso, promove aumento na contagem das células CD4, tipo de glóbulo branco do sangue que exerce papel importante na manutenção de um sistema imune (de defesa) saudável, ajudando a combater as infecções.

Segundo a agência, a aprovação de um remédio de dose única representa um avanço, pois simplifica o tratamento e a adesão de pacientes.

Poderão usar o medicamento adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

Além disso, o remédio poderá ser indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1).

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. que, segundo a Anvisa, apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas. A bula aprovada pode ser consultada aqui.