Médico que deixou aposentadoria para ajudar no combate à pandemia morre com coronavírus no Reino Unido

Nigeriano radicado em Londres, Alfa Saadu tinha 68 anos e trabalhou por 40 deles no serviço de saúde pública britânico e em missões na África

O médico nigeriano radicado no Reino Unido Alfa Saadu (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um médico nigeriano radicado em Londres, que largou a aposentadoria para ajudar no combate a pandemia de coronavírus, morreu nesta quarta-feira (1) de covid-19.

Alfa Saadu, de 68 anos, teve uma longa carreira no serviço público de saúde do Reino Unido e passou por vários hospitais da capital britânica.

“Meu pai era uma lenda vida. Durante 40 anos, salvou vidas aqui e na África. Até ele ficar doente, ele ainda trabalhava meio período para salvar pessoas”, disse o filho Dani Saadu, em uma publicação nas redes sociais.

O médico ficou internado por duas semanas, mas não resistiu. Alfa Saadu mantinha relações próximas com a família na Nigéria. O governador de seu estado natal também lamentou a morte e destacou que o médico também contribuiu para saúde pública da região.

Após um apelo do governo britânico, milhares de médicos aposentados voltaram a trabalhar no serviço público de saúde, que já registrava falta de funcionários antes da pandemia.

No balanço divulgado nesta quarta-feira, (1) o Reino Unido contabilizou 29.474 casos de coronavírus e 2.352 mortes.