Médicos que não receitaram cloroquina foram demitidos pela Prevent Senior, denuncia senador

Denúncia feita pelo senador Humberto Costa revela que o chamado “Gabinete Paralelo” seria o elo entre o experimento da rede hospitalar e o governo federal; mais de 700 pacientes foram usados como cobaias do “Kit Covid”

Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Durante a abertura a da sessão desta quinta-feira (26) da CPI da Covid, o senador Humberto Costa (PT-PE) revelou que um grupo de médicos está processando a Prevent Senior, pois, a direção da rede hospitalar teria obrigado os médicos a adotarem o chamado tratamento precoce. Quem se recusava, era demitido.

"Quero trazer aqui um assunto gravíssimo: recebi uma correspondência, que é cópia de um processo que está sendo movido por um grupo de profissionais médicos ligados a rede Prevent Senior e que formalizaram uma denúncia contra esta instituição por conta da política de coerção que foi assumida por essa direção de termos de orientação aos profissionais para adotarem as orientações do chamado tratamento precoce. Aqueles que, em algum momento se recusaram a implementar essas medidas foram demitidos", revelou Costa.

Além disso, consta no processo que havia determinação sobre o uso de máscara, pois, segundo o senador, "havia o objetivo de disseminação do vírus no âmbito hospitalar para se fazer uma pesquisa que constava da utilização de cloroquina, azitromicina e ivermectina com os pacientes".

De acordo com o processo, o teste com os pacientes do Prevent Senior começou no dia 6 de abril e houve um pedido do Prevent Seninor para que o Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa) liberasse a pesquisa, o que aconteceu no dia 14 e seis dias depois a Conep proibiu "tal era a gravidade do experimento que estava sendo com vidas humanas".

A direção da rede Prevent Senior também orientou para que os pacientes e seus familiares não fossem avisados de que tal experimento estava em andamento. "Isso foi um acerto entre a direção do hospital e o governo federal contra as orientações do Ministério da Saúde que havia naquela época do ministro Mandetta. E o chamado 'Gabinete Paralelo' era o elo entre o governo e o Prevent Senior. E lá estavam como consultores: a senhora Nise Yamaguchi, Paulo Zanoto e o senhor Antonio Wong".

O processo também dá conta de que a pesquisa contou com a participação de empresas farmacêuticas "que lucraram com o chamado Kit Covid. Até o dia 20 de abril 700 pessoas foram tratadas dessa maneira".

A reportagem da Fórum entrou em contato com a Prevent Senior, mas, até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

https://twitter.com/senadorjean/status/1430906085704028162