Megan Rapinoe, melhor jogadora do mundo, critica Messi e Cristiano Ronaldo: “Poderiam combater o racismo”

Em entrevista ao jornal francês L’Equipe, atleta de futebol diz esperar que Mbappé entenda que “pode mudar o mundo” e declara voto em Joe Biden

A jogadora de futebol dos EUA Megan Rapinoe (Foto Reprodução/Facebook)
Escrito en ESPORTE el

Eleita melhor jogadora de futebol do mundo na temporada 2018/2019, a norte-americana Megan Rapinoe lamentou, em entrevista ao jornal francês L’Equipe nesta sexta-feira (30), que seus colegas Messi e Cristiano Ronaldo não se envolvam com a luta contra o racismo.

“Eles poderiam fazer muito se decidissem usar seu nível estupendo de popularidade para combater o racismo”, disse ela. “Não estou falando sobre usar uma camiseta do Black Lives Matter, estou falando sobre ir mais fundo.”

A atleta é ativista de causas ligadas aos direitos humanos.

Apesar da desilusão, Rapinoe deposita esperança no francês Mbappé, que atua ao lado de Neymar no Paris Saint Germain. “Espero que ele [Mbappé] compreenda o impacto que pode causar, e como essa influência pode ser formidável. Espero que ele entenda que pode mudar o mundo.”

Por outro lado, a jogadora declarou sua admiração pela atuação de outros esportistas nessa causa do racismo. Citou o piloto de Fórmula-1 Lewis Hamilton, o astro da NBA LeBron James e  a tenista Naomi Osaka, ao dizer que se sente inspirada por eles.

“A liberdade de expressão de Lewis Hamilton é incrível, para não mencionar LeBron James, já que eles estão no centro de apostas econômicas colossais”, disse a norte-americana ao jornal francês. “E Naomi Osaka, que usa uma máscara no US Open com nomes de negros mortos pela polícia americana como Breonna Taylor e George Floyd, no meio do tênis que é tão branco!”

Eleição dos EUA

A quatro dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos, Megan Rapinoe declarou seu voto no democrata Joe Biden. E criticou o atual presidente, Donald Trump, candidato à reeleição.

“Ouvi dizer que alguns apoiadores de Trump podem não respeitar o veredito da eleição. Talvez o pior esteja acontecendo”, afirmou a atleta. “Nunca se esqueça de que a liberdade está por um fio.”

Megan ainda disse que desde o primeiro dia é sabido que “Trump é um simpatizante da supremacia branca, e é racista, sexista e homofóbico”.

Além disso, ela elogiou a plataforma de Biden. “Nunca um candidato democrata apresentou um programa tão progressista. Se ele [Joe Biden] for eleito, vai se preparar para montar um sistema de saúde generalizado e um plano de assistência social. Ele está preocupado com Black Lives Matter e quer iniciar uma reforma da polícia.”

Com informações do L'Equipe