O que o brasileiro pensa?
23 de maio de 2020, 20h36

Mensagem de celular prova que Bolsonaro interferiu na PF: “Moro, Valeixo sai esta semana”

Conversa entre o presidente e o então ministro da Justiça faz parte do inquérito no STF e foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo; veja

Moro e Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

Mensagens enviadas pelo presidente Jair Bolsonaro ao então ministro da Justiça, Sérgio Moro, comprovam que partiu de Bolsonaro a decisão de intervir na Polícia Federal e trocar o diretor-geral, Maurício Valeixo.

“Moro, Valeixo sai esta semana”, escreveu o presidente, às 6h26 do dia 22 de abril. “Está decidido”, afirmou Bolsonaro, em outra mensagem, enviada na sequência. E encerra: “Você pode dizer apenas a forma. A pedido ou ex oficio (sic)”.

A resposta de Moro foi enviada 11 minutos depois, às 6h37. “Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente. Estou ah disposição para tanto (sic)”, disse o ex-juiz da Lava Jato.

A série de quatro mensagens consta do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a interferência de Bolsonaro na PF para blindar seus filhos e amigos, conforme acusou Moro. O material foi obtido e divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo neste sábado (23).

Reproduções de tela do com as mensagens do presidente Jair Bolsonaro para o então ministro da Justiça Sérgio Moro, trocadas por celular (Foto: Reprodução/Estadão)
Reproduções de tela com a resposta de Moro para Bolsonaro (Foto: Reprodução/Estadão)

O diálogo mostra, ainda, que a decisão do presidente de mudar o comando da PF já tinha sido tomada horas antes da fatídica reunião ministerial ocorrida mais tarde naquele mesmo dia, a partir das 10 horas, no Palácio do Planalto. A gravação da reunião foi divulgada na última sexta (22).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum