Mercedes do Brasil é alertada e mantém financiamento de site de fake news

Fabricante de carros responde ao Sleeping Giants que não vai tirar anúncios por não ter controle da operação, o que não é verdade

Foto: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A Mercedes-Benz do Brasil foi alertada pela iniciativa Sleeping Giants Brasil de que um de seus anúncios está em um site de fake news. No entanto, a fabricante de veículos de origem alemã respondeu que manterá o financiamento.

Inspirado no equivalente dos EUA, o Sleeping Giants Brasil é um perfil no Twitter que mostra empresas que anunciam e, com isso, financiam sites com conteúdo falso ou de ódio. O objetivo é pressionar pela retirada dos anúncios e combater a desinformação. Sem rendimento, o sites tendem a parar de funcionar.

Após ser cobrada, a Mercedes se limitou a responder que “provavelmente você também verá informações sobre a nossa marca nas suas mídias sociais e em outros canais de notícias, por exemplo. A nossa empresa não tem controle sobre em quais canais o Google vai mostrar determinado anúncio.”

A empresa se refere ao fato de que os anúncios são pagos por uma agência de publicidade ao Google e a plataforma distribui, pelo Google ADS, em sites que têm conteúdo ligado à marca ou ao produto. Outra parte costuma entrar em sites de audiência alta.

No entanto, não é verdade que as empresas não têm controle. A Mercedes, como qualquer outra, possui controle e pode colocar os sites que desejarem em uma lista de bloqueio (assim como fazem para os de conteúdo pornográfico). Com isso, os anúncios não são mais disparados para eles.

https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1265314302837260291