Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

MinC realiza oficina sobre o PNC em São Paulo

O Ministério da Cultura, a Comissão Nacional de Folclore e a Comissão Paulista de Folclore promovem no dia 18 de setembro, na Fundação Memorial da América Latina em São Paulo, a Oficina do Plano Nacional de Cultura – Culturas Populares.

Criado em 2003, o Plano Nacional de Cultura está previsto na Constituição Federal desde 2005 e objetiva assegurar o direito constitucional à cultura através da implementação de políticas públicas de longo prazo para proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. A oficina é a primeira discussão com foco setorial realizada desde a abertura, em junho, do ciclo de consultas para aprimoramento das propostas do caderno de diretrizes gerais do Plano, que foram revisadas e aprovadas no primeiro semestre pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

A etapa atual de diálogo entre Estado e sociedade engloba um fórum virtual e os Seminários Estaduais do PNC, que deverão percorrer todo o País até o final do ano.

Grupos de Trabalho A Oficina do Plano Nacional de Cultura – Culturas Populares será constituída por cinco Grupos de Trabalho (GT’s), com 50 participantes cada, para discussão das seguintes estratégias gerais do Caderno de Diretrizes para o PNC:

Eixo 1: Fortalecer a ação do estado no planejamento e execução das políticas culturais;
Eixo 2: Proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira;
Eixo 3: Universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e produção cultural;
Eixo 4: Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável;
Eixo 5: Consolidar os sistemas de participação social na gestão de políticas culturais.

Os interessados devem se inscrever em apenas um eixo de trabalho, dos cinco relacionados acima. Para efetuar a inscrição, é necessário enviar um e-mail para cultura.sp@minc.gov.br , informando nome completo, e-mail , telefone, município de residência, as instituições às quais esteja eventualmente ligado e o grupo de trabalho de que deseja participar. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas pelo telefone (11) 5539-6304 (falar com Camila, Giselle ou Rosângela), de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas.

O credenciamento será realizado das 8 às 9 horas no Memorial da América Latina. A mesa de abertura da oficina será iniciada às 9 horas com as presenças do secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti; do secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad; do coordenador do Plano Nacional de Cultura Gustavo Vidigal; da conselheira e presidente da Comissão Nacional de Cultura, Paula Simon; do presidente da ONG Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo e de Maurício Dantas, integrante da equipe do PNC. As discussões dos GT’s serão realizadas das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

Saiba Mais

Plano de cultura preve ações para até 15 anos, afirma presidente da Funarte Por Brunna RosaCelso Frateschi fala sobre a importância da sociedade se apropriar da construção do Plano Nacional de Cultura (PNC)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags