Entrevista exclusiva com Lula
17 de abril de 2015, 20h23

Ministério da Cultura vai processar o Facebook

Às vésperas do Dia do Índio, a empresa censurou uma foto de um casal indígena na página do MinC.

Às vésperas do Dia do Índio, a empresa censurou foto de um casal indígena na página do MinC

Por Redação 

O Ministério da Cultura vai entrar na Justiça contra o Facebook. Isso porque a empresa de Mark Zuckerberg, às vésperas do Dia do Índio, censurou uma foto postada na página do MinC em que aparecia um índio e uma índia com os seios descobertos. 

A foto foi publicada no último dia 15 em ocasião do lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica, uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles. 

Horas depois, o Facebook retirou a foto do ar. O Ministério até tentou o desbloqueio, mas a companhia manteve a decisão de censurar a fotografia alegando que “não se submete à legislação local”. 

“O Ministério da Cultura entende que o Facebook, ao aplicar termos de uso abusivos e sem transparência, tenta impor ao Brasil, e às demais nações do mundo onde a empresa opera, seus próprios padrões morais, agindo de forma ilegal e arbitrária. Tal postura fere a Constituição da República; o Marco Civil da Internet; o Estatuto do Índio e a Convenção da Unesco sobre Proteção e Promoção da Diversidade e das Expressões culturais. Também desrespeita a cultura, a história e a dignidade do povo brasileiro”, escreveu em nota o MinC. 

A fotografia sem censura pode ser conferida no Portal Brasiliana Fotográfica. 

Foto: Facebook Ministério da Cultura 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum