Ministério da Saúde diz que monitora redes sociais dos servidores e ameaça punição na carreira

“Os fatos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”, diz cartilha distribuída pela pasta

Foto: Reperodução
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro encaminhou a todos os servidores da pasta um e-mail com orientações de conduta nas redes sociais. Com o título “Dica da ética” e tom ameaçador, a cartilha afirma que o ministério passará a monitorar o que os servidores publicam e que os conteúdos encontrados podem ter impacto nas carreiras.

“Quem vê seu perfil ou posts nas redes sociais, seja no WhatsApp, Facebook, Twitter e outras, está vendo também os comentários, fotos e informações de um agente público. As redes sociais são ferramentas muito úteis e práticas, mas devem ser usadas com cuidado”, diz trecho da cartilha.

Em outro ponto, a mensagem diz que a ascensão profissional pode ser definida de acordo com o que se divulga nas redes socais: “A função pública se integra na vida particular de cada servidor público e, por isso, os fatos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”.

“A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele”, continua o documento.

A cartilha foi definida pela Comissão de Ética do Ministério da Saúde. A pasta tem quase 30 militares em cargos estratégicos. Segundo servidores, o clima de perseguição no ministério é pesado, atrapalhando o trabalho técnico, o que tem dificultado o combate à pandemia de coronavírus.

Com informações do Correio Braziliense