Ministério da Cultura assina convênio para investimentos em site indígena

Escrito en NOTÍCIAS el

Brasília - O site Índios online receberá mais investimentos do governo federal para a ampliação do projeto. Foi assinado hoje, 11, convênio entre coordenadores do portal e Ministério da Cultura, que vai destinar mais recursos ao atual ponto de cultura no município de Oliveira, no sul da Bahia. O portal permite a conexão entre comunidades indígenas via rede digital, produzido por índios da região Nordeste.

No local, são capacitados comunicadores para a produção de materiais audiovisuais nas sete nações indígenas que participam do projeto: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco.

“O Índios online tenta solucionar os problemas de interligação das aldeias indígenas. Com a instalação do pontão de cultura, capacitamos os índios como repórteres. Eles fazem matérias, filmes para os sites e ainda ganham prêmios com isso”, conta o secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino.

O site surgiu em 2004 na tentativa de difundir a diversidade cultural dos povos indígenas que vivem na região Nordeste do país. "O site nos ajudou muito na divulgação de nossa cultura que agora alcança todo o país e o mundo através da internet”, diz Isaías, da etnia Tupinambá, um dos coordenadores do portal.

Com informações da Agência Brasil.