Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga admite: "o presidente interfere sim"

Queiroga ainda mostrou irritação ao ser indagado sobre a retirada do parecer contrário ao "kit Covid" da reunião da Conitec. "Tenho outras coisas a fazer do que ficar interferindo em comissões do Ministério"

Marcelo Queiroga e Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu aquilo que muitos já sabiam - incluindo seu antecessor, Eduardo Pazuello, que cunhou a frase: um manda, outro obedece.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (11), Queiroga não explicou a retirada do parecer contrário ao "kit Covid" da reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) na última quinta-feira (7), mas admitiu que Jair Bolsonaro (Sem partido) interfere, sim, na pasta.

Leia também: Bolsonaro se irrita com Queiroga e manda tirar relatório contrário à cloroquina da pauta do Conitec

“Temos que trabalhar, é essa a recomendação que recebo do presidente. As pessoas [dizem] ‘ah, o presidente interfere’. O presidente interfere sim, pede que a gente trabalhe, pede que a gente dialogue com a sociedade, faça entregas para a sociedade. Vou continuar fazendo isso. Eu sei que estou no rumo certo”, disse.

Sobre o parecer, Queiroga disse que ele que mandou inlcuir na pauta da reunião da Conitec, mas saiu pela tangente sobre o que ocorreu, que derrubou o tema às vésperas do encontro.

“Eu que incluí na pauta. O professor Carlos Carvalho já falou publicamente. Tenho outras coisas a fazer do que ficar interferindo em comissões do Ministério. Eu tenho que distribuir vacinas para a população".

O pneumologista Carlos Carvalho negou ter sido pressionado pelo governo para pedir o adiamento da análise do relatório. Ele coordena a elaboração de diretrizes de tratamento da covid-19 para o Ministério da Saúde e afirma que o adiamento foi solicitado para incluir novos estudos sobre possíveis tratamentos.

Com informações do Poder 360