"Presidente segue roteiro de autocratas", dizem ex-ministros da Justiça em manifesto

Carta em defesa da democracia foi entregue na tarde deste sábado ao Senado; Miguel Reale Jr., José Eduardo Martins Cardoso e Tarso Genro assinam o documento

Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Ex-ministros da Justiça e da Defesa entregaram na tarde deste sábado (21) um manifesto em defesa da democracia ao Senado.

No documento, eles citam "crise institucional" e que o presidente Jair Bolsonaro "segue o caminho de outros autocratas".

O texto é assinado por Miguel Reale Jr., José Eduardo Martins Cardoso, José Gregori, José Carlos Dias, Aloysio Nunes Ferreira, Tarso Genro, Celso Amorim, Eugenio Aragão, Jacques Wagner e Raul Jungmann.

Afronta à Constituição

No texto do manifesto, o grupo de dez ex-ministros cita a manifestação de presidentes e ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a segurança e transparência das urnas eletrônicas, que tem sido colocada em dúvida por Bolsonaro.

"Estabelecendo constante confronto como forma de ação política, agora o presidente da República elegeu por inimigo o Judiciário e individualizou o ataque na pessoa dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso", diz o texto.

Para os signatários do documento, Bolsonaro segue o roteiro de outros líderes autocratas

O presidente da República segue, dessa maneira, o roteiro de outros líderes autocratas ao redor do mundo que, alçados ao poder pelo voto, buscam incessantemente fragilizar as instituições do Estado Democrático de Direito, entre as quais o Poder Judiciário".

"É imperioso dar de plano fim a esta aventura jurídico-política, pois o contrário seria sujeitar o nosso judiciário a responder a um processo preliminar no Senado Federal para atender simples capricho do presidente que vem costumeiramente afrontando as linhas demarcatórias da Constituição".

Além disso, o manifesto também afirma que dar "seguimento do processo surtirá efeitos nocivos à estabilidade democrática, de vez que indicará a prevalência de retaliação a membro de nossa Corte Suprema gerando imensa insegurança no espírito de nossa sociedade e negativa repercussão internacional da imagem do Brasil".

Bolsonaro entrega ao Senado pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Em mais uma atitude e desespero, Jair Bolsonaro apresentou ao Senado Federal, nesta sexta-feira (20), o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O documento foi recebido pelo chefe de gabinete do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Na quinta (19), pessoas próximas e assessores do presidente tentaram convencê-lo a desistir da iniciativa, pois o único efeito aparente será piorar o relacionamento entre os Poderes.

O texto foi preparado com o auxílio de assessores jurídicos de Bolsonaro, além do advogado-geral da União, Bruno Bianco. O documento tem somente a assinatura do presidente, com firma reconhecida.

Temas