Morre Nelson Mandela

Líder sul-africano faleceu em casa, na cidade de Joanesburgo

(Nelson Mandela)
Escrito en GLOBAL el
Líder sul-africano faleceu em casa, na cidade de Joanesburgo Por Redação   [caption id="attachment_37539" align="alignleft" width="300"] (Nelson Mandela)[/caption] Aos 95 anos, morreu o líder sul-africano Nelson Mandela, em Joanesburgo. O anúncio foi feito pelo atual presidente do país, Jacob Zuma. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.” O ex-presidente ficou internado entre os meses de junho e setembro, por conta de uma infecção pulmonar. Mandela foi o grande líder da luta dos sul-africanos contra o regime de segregação racial que ficou conhecido como apartheid. Releia textos já publicados por Fórum sobre Nelson Mandela:   Antena da Raça Por Marco Frenette A África é um horizonte sem fim. São mais de 30 milhões de metros quadrados. São 53 países. São 850 milhões de pessoas. A África também é um poço infindável de sofrimento. São mais de 800 milhões de africanos vivendo com menos de um dólar por dia. Doenças, fome, subnutrição, guerras civis e analfabetismo imperam largamente. Em meio ao caos político e social, o continente consegue responder por apenas 2% do PIB mundial. A África é o coração das trevas. E para o imaginário europeu e sul-americano, a escuridão negra revelou-se em todas as suas nuances políticas, culturais e sociais não a partir da exposição midiática das crianças famélicas da Nigéria ou das guerras civis na Somália, mas sim a partir da luta obstinada e metódica do sul-africano Nelson Mandela contra o regime de segregação racial de seu país. Continue lendo aqui Do apartheid da raça para o do dinheiro Por Anselmo Massad Dia 10 de junho, a imprensa mundial mostra sul-africanos tomando as ruas do país para comemorar a escolha da sede da Copa do Mundo de Futebol de 2010. Fala-se de um povo unido comemorando a conquista, mas as imagens praticamente mostram apenas negros dançando e cantando. Quatro meses antes, quem não desgrudava da televisão eram os brancos. O motivo: o mundial de críquete de um dia, sediado no país, pedia passagem, e a seleção nacional corria por fora para surpreender as principais potências. “Críquete? quem vê disso são os brancos!”, explica John Ngame, negro, morador do distrito de Soweto, em Joanesburgo, e torcedor dos Pirates, time mais popular do país, que fica no bairro. “Nós gostamos é de futebol”, garante, na expectativa de puxar assunto sobre as estrelas do futebol brasileiro. Continue lendo aqui Mandela, 94

Por Dennis de Oliveira

Minha filha passou três meses na África do Sul participando de um intercâmbio. Uma das curiosidades que tive em conversas com ela foi sobre como a população negra de lá vê o líder Nelson Mandela. “É quase como um Deus”, disse ela.

Continue lendo aqui

Vida de Nelson Mandela é contada em filme

O filme, dirigido por Justin Chadwick, foi baseado na autobiografia Mandela: Long Walk To Freedom, publicada em 1994. O longa metragem narra a juventude do líder sul-africano, os 27 anos que passou na prisão e a sua ascensão como principal figura política da África do Sul.

Continue lendo aqui