Mortes pelo novo coronavírus passam de 158 mil no país

Marca é superada no dia em que Bolsonaro, após pressão, revoga decreto que abria espaço para privatização do SUS, fundamental para salvar vidas durante a pandemia

Paciente com Covid-19 em tratamento (Foto Divulgação/Governo de São Paulo)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Brasil alcançou a marca de 158.456 mortes devido ao novo coronavírus, com 510 novos óbitos. Os números constam do boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (28).

A marca é alcançada no dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou, após sofrer pressões da sociedade, que revogou decreto que abria espaço para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Milhares de brasileiros foram tratados e curados da doença em hospitais públicos no país na pandemia. A atuação dos profissionais de saúde nesses equipamentos foi essencial para evitar que mais pessoas morressem com a Covid-19.

O decreto, publicado na última terça-feira (27), autorizava que fossem feitos estudos para entregar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país a parcerias com a iniciativa privada. As UBSs são a porta de entrada do sistema e devem ser responsáveis por 80% dos atendimentos públicos.

O boletim do ministério aponta que mais 28.629 diagnósticos positivos da doença foram registrados. Isso eleva para 5.468.270 os brasileiros contaminados pelo novo coronavírus. Já foram curados da doença 4.934.548 brasileiros e outros 375.266 estão em observação.