Mortes por coronavírus reduzem em um ano a expectativa de vida do brasileiro, aponta Ipea

Alta de óbitos fez média cair de 72,5 para 71,5 anos, segundo análise de especialista em envelhecimento. Impacto é maior entre homens, que são quase 60% das vítimas da covid-19

Foto: Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

As mortes por covid-19 reduziram em um ano a expectativa de vida do brasileiro. Os cálculos são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foram publicados pelo jornalista Ancelmo Gois.

Em 2018, um homem brasileiro poderia esperar viver 72,5 anos. Com os mais de 131 mil mortos por coronavírus registrados até 12 de setembro, estima-se que essa expectativa tenha caído para 71,5 anos.

“Ou seja, pode-se falar de uma perda de um ano na vida dos homens brasileiros, até este momento”, disse a economista Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea e especialista em envelhecimento.

O impacto maior é na expectativa de vida masculina porque 57,9% dos óbitos são de homens. De acordo com Ana, a redução só não foi maior porque 75,2% do total das mortes por covid-19 atingem a população com 60 anos ou mais.

A morte em jovens tem maior impacto na redução da expectativa média de vida, o que sempre colocou a queda da mortalidade infantil muito ligada ao aumento da longevidade esperada para brasileiros e brasileiras.

Fazendo um recorte apenas sobre as pessoas com 60 anos ou mais, a pesquisadora do Ipea diz que, para esse grupo, a expectativa de vida caiu ainda mais: 1,1 ano ou treze meses. “Nesta faixa, um homem tinha uma expectativa de sobrevida de mais 21,6 anos. Agora, ela é de mais 20,5 anos”, explica Ana.