Mourão acusa sem prova que “opositor no Inpe” divulga dado negativo de queimada, diz JN

Telejornal mostra que números estão disponíveis no site da instituição a qualquer um que tenha internet

O vice-presidente Hamilton Mourão (Romério Cunha/VPR)
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente Hamilton Mourão acusou, sem provas, que um servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que faz oposição ao governo divulga dados de queimadas quando eles são negativos. O Jornal Nacional, da TV Globo, destacou a frase e fez uma reportagem mostrando que os dados são públicos e atualizados diariamente, acessíveis a qualquer pessoa que tenha internet.

Mourão falava sobre queimadas na Amazônia. Questionado sobre dados mais altos neste ano, respondeu com o raciocínio que levava à acusação. "Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro a agosto. Agora, o Inpe não divulga isso. Por quê?”, indagou. O vice-presidente acrescentou: “Não é o Inpe que está divulgando. É o doutor Darcton [Policarpo Damião] lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não”.

E então fez a acusação: “É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”. No entanto, Mourão disse não saber o nome do tal opositor do governo dentro do instituto. Na reportagem, o JN mostrou o site onde os números ficam disponíveis. Eles são atualizados diariamente. E ressaltou que qualquer pessoa consegue ter acesso aos dados. A matéria revelou ainda que há números sobre focos de incêndio por estado e que é possível fazer comparações e conseguir as estatísticas desde 1998.