Mourão recebe carta de europeus com ultimato sobre desmatamento: “trava o investimento no Brasil”

Documento entregue ao vice-presidente é assinado pelos embaixadores de oito países que afirmam ser cada vez mais difícil “encontrar cadeias de suprimentos que não estejam contaminadas pelo desflorestamento”

Pantanal em chamas - Foto: Ernane Júnior/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, recebeu uma carta nesta quarta-feira (16), assinada por 8 países europeus, com um verdadeiro ultimato a respeito das políticas brasileiras para contenção do desmatamento na Amazônia e no Pantanal – ou à falta delas.

A mensagem fala em uma “tendência crescente de desflorestamento no Brasil, que está tornando cada vez mais difícil o investimento no país”, e é assinada por embaixadores de Reino Unidos, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Noruega.

“Os esforços europeus buscam encontrar cadeias de suprimento que não estejam contaminadas pelo desflorestamento, para atender critérios ambientais, sociais e de governança”, explica o documento, que foi endereçado ao vice-presidente, na qualidade de responsável pelo Conselho da Amazônia.

Nas últimas semanas, o Brasil vem registrando novos recordes de desmatamento tanto na Amazônia quanto no Pantanal, com cifras que superam os 20% de crescimento da devastação em ambos os casos.

Nesse contexto, o governo de Jair Bolsonaro tem sido fortemente criticado, dentro e fora do Brasil, por sua inação diante do problema. Nesta semana, um representante da OAB do estado de Mato Grosso chegou a declarar que o Exército estava impedido de atuar para acabar com os incêndios do Pantanal por ordem direta do presidente.