Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Movimentação a favor do diploma ganha força

A movimentação a favor da volta da obrigatoriedade do diploma de curso superior para a prática do jornalismo ganha força no parlamento. Enquanto as atenções da mídia estavam voltadas para a renúncia de Sarney e a Câmara Federal prestava homenagens ao falecido deputado federal José Aristodemo Pinotti, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentava sua proposta de emenda constitucional (PEC) que determina a volta da obrigatoriedade do diploma.

Os defensores da exigência, em especial a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) buscam na via parlamentar a saída para manter o exercício do jornalismo uma exclusividade dos graduados na área. Essa seria a única via de contornar a decisão do STF.

E a possível volta do diploma obrigatório ganhou novos adeptos. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) vai fazer um anexo à PEC de Valadares, uma forma de ratificar o apoio à medida. Na Câmara, a deputada Rebecca Garcia (PP-AM) está colhendo assinaturas para criar uma frente parlamentar em defesa da obrigatoriedade. em um único dia, 40 parlamentares aderiram à proposta e até terça-feira – quando tem um encontro com o presidente da casa Michel Temer (PMDB-SP), ela acredita ter colhido as 198 assinaturas necessárias para a criação da frente.

Veja na próxima edição da Fórum matéria especial a respeito da questão do diploma.

Leia também: Sobre a obrigatoriedade do diploma do jornalismo.

O tempo do fim da obrigatoriedade do diploma.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags