Fórumcast #19
30 de setembro de 2016, 14h01

Mujica chama Brasil e Argentina de ‘república de bananas’

Ex-presidente do Uruguai criticou governos brasileiro e argentino em entrevista para o jornal espanhol El Mundo.

Ex-presidente do Uruguai criticou governos brasileiro e argentino em entrevista para o jornal espanhol El Mundo 

Por Brasil247

O ex-presidente do Uruguai José Mujica criticou as estratégias comerciais adotadas pelos governos de Michel Temer e Mauricio Macri, do Brasil e da Argentina, respectivamente, em relação ao Mercosul. “Que desastre! Parecem duas repúblicas das bananas. Não sei como vão sair das suas respectivas crises, sobretudo o Brasil, que está mais complicado. Parece uma novela”, disse ao jornal espanhol El Mundo.

Pepe Mujica integra um grupo de dissidentes do partido Frente Ampla que tem se posicionado contra a abertura comercial de seu sucessor Tabaré Vázquez. Vázquez é um entusiasta da abertura comercial promovida pelo Brasil e pela Argentina e disse querer fechar acordos parecidos com o Chile, Peru e Colômbia.

Ele também comentou as dificuldades da Espanha em fechar um acordo que possibilite a formação de um governo e disse apoiar o partido Podemos. Sobre a atuação do rei espanhol neste processo, Mujica foi enfático. “Tenho simpatia pelo velho rei, que é uma caveira, um velho bandido, mas cumpriu um papel importante em um momento crucial da Espanha”, disse.

Veja também:  Boaventura: Extrema direita mundial mira em Portugal como alvo estratégico

Foto: José Cruz/Agência Brasil


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum