Fórumcast #20
24 de abril de 2015, 09h07

Mujica irá mediar conflito entre governo colombiano e as Farc, diz jornal

Segundo o jornal ‘El Mundo”, ele viajará nos próximos dias a Cuba a pedido do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para negociar processo de paz.

Segundo o jornal ‘El Mundo’, ele viajará nos próximos dias a Cuba a pedido do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para negociar processo de paz

Por Redação*

De acordo com o jornal espanhol ‘El Mundo’, o ex-presidente do Uruguai José Mujica irá atuar como mediador no processo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em entrevista ao periódico, Mujica afirmou que o atual estado das negociações é “delicado” e que deve viajar nos próximos dias a Cuba para uma conversa com envolvidos no conflito.

“Se posso ajudar em algo, vou ajudar qualquer um. Agora tenho que ir por um pedido do presidente da Colômbia discutir algo com a direção das Farc. Do ponto de vista pessoal, eu não ganho nada, mas contribuo para a paz no país”, disse o atual senador do Movimento de Participação Popular (MPP).

Ele disse que se ofereceu para mediar a situação pela primeira vez em 2013 e ressaltou que ambas as partes devem criar as condições para uma solução pacífica. No final de janeiro do ano passado, o ex-presidente uruguaio, que acompanhava de perto o processo, afirmou que “nunca antes, há 50 anos, desde o início desse enfrentamento, se esteve tão perto de concretizar a paz na Colômbia”.

Veja também:  Líder político do agronegócio, Blairo Maggi reclama de retórica de Bolsonaro

* Com informações da Agência Efe

Foto de capa: José Cruz/ABr


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum