Mujica se despede do Senado no Uruguai: “Há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”

"Homens e mulheres passam. Algumas causas sobrevivem e precisam ser transformadas", disse Mujica em seu último discurso no Senado. Assista ao vídeo

Aplaudido de pé, o senador José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, se despediu nesta terça-feira (20) do parlamento uruguaio agradecendo “tanto reconhecimento”.

“Tenho que agradecer por tanto reconhecimento. Devo agradecer porque há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”, afirmou Mujica, ressaltando que há 26 anos “o suportam” ali.

Presidente entre 2010 e 2015 e símbolo do combate à ditadura militar no Uruguai, Pepe Mujica, que tem 85 anos, afirmou que deixa o Senado em razão de sua saúde diante da pandemia, mas não a política em sua carta de renúncia.

“Isso [a renúncia ao cargo] não significa o abandono da política, mas sim que vou deixar a primeira fila por entender que um bom dirigente deixa-se substituir por pessoas em melhores condições”.

Em seu discurso, Mujica disse ainda que “há décadas não cultiva o ódio”.

“Há décadas não cultivo o ódio no meu jardim. O ódio acaba sendo estúpido. É cego como o amor. Uma coisa é a paixão e outra é o cultivo do ódio”.

Por fim, Pepe Mujica conclama as novas gerações a assumirem o protagonismo na política na “era digital”.

“Eu vivi com uma definição e eles mudaram todas as letras agora. Esse é um assunto para as novas gerações”, afirmou. “Na política existem causas. Homens e mulheres passam. Algumas causas sobrevivem e precisam ser transformadas. A única coisa permanente é a mudança”, disse, sendo aplaudido de pé.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR