Mujica se despede do Senado no Uruguai: "Há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”

"Homens e mulheres passam. Algumas causas sobrevivem e precisam ser transformadas", disse Mujica em seu último discurso no Senado. Assista ao vídeo

Pepe Mujica se despede do Senado (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Aplaudido de pé, o senador José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, se despediu nesta terça-feira (20) do parlamento uruguaio agradecendo "tanto reconhecimento".

“Tenho que agradecer por tanto reconhecimento. Devo agradecer porque há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”, afirmou Mujica, ressaltando que há 26 anos "o suportam" ali.

Presidente entre 2010 e 2015 e símbolo do combate à ditadura militar no Uruguai, Pepe Mujica, que tem 85 anos, afirmou que deixa o Senado em razão de sua saúde diante da pandemia, mas não a política em sua carta de renúncia.

"Isso [a renúncia ao cargo] não significa o abandono da política, mas sim que vou deixar a primeira fila por entender que um bom dirigente deixa-se substituir por pessoas em melhores condições".

Em seu discurso, Mujica disse ainda que "há décadas não cultiva o ódio".

"Há décadas não cultivo o ódio no meu jardim. O ódio acaba sendo estúpido. É cego como o amor. Uma coisa é a paixão e outra é o cultivo do ódio”.

Por fim, Pepe Mujica conclama as novas gerações a assumirem o protagonismo na política na "era digital".

“Eu vivi com uma definição e eles mudaram todas as letras agora. Esse é um assunto para as novas gerações", afirmou. "Na política existem causas. Homens e mulheres passam. Algumas causas sobrevivem e precisam ser transformadas. A única coisa permanente é a mudança”, disse, sendo aplaudido de pé.

https://twitter.com/Frente_Amplio/status/1318559241972625409
https://twitter.com/DiegoCayota/status/1318556475246186501