Mulher trans faz desabafo emocionante e viraliza nas redes

Gabriela Loran, primeira mulher trans a estrelar a novela "Malhação", chama os homens para uma conversa franca, porém afetuosa; assista

Escrito en LGBTQIAP+ el

O Brasil é o país que mais mata mulheres trans em todo o mundo. As mulheres morrem de facadas, tiros, pauladas ou se matam e, esses suicídios, vêm das agressões sofridas cotidianamente a sua causa.

No domingo (16), o país ficou chocado com a tentativa de latrocínio sofrida pela modelo trans Alice Felis, espancada e roubada dentro de sua casa, em Copacabana (RJ).

Os números, que vão de violência física à psicológica, não param de crescer. E é assustador.

Se, por um lado, há medidas para mitigar esse mal, como o caso da Delegacia da Mulher, em São Paulo, que agora também passou a atender ocorrências onde mulheres trans são vítimas, e a lei adotada nesta quarta-feira (19), no Rio Grande do Norte, obrigando o uso de cartazes em locais público e privados contra a LGBTfobia, sabemos que são medidas punitivas necessárias, mas não suficientes.

Porque a punição atinge a pessoa que já cometeu a agressão. Ela não previne. O que previne é a educação, a mudança de mentalidade, a cultura.

Para que se acabe, de uma vez por todas, com essa cultura perigosa do machismo, é preciso desmachificar os homens e não machificar as crianças.

Por isso é tão importante ver esse vídeo da Gabriela Loran. Porque é disso que ela fala.

Gabriela (27) é uma atriz de São Gonçalo (RJ), e foi a primeira mulher trans a trabalhar na novela teen "Malhação", da Rede Globo.

Hoje, com mais de 54 mil seguidores no Instagram, ela usa sua visibilidade e o seu poder de influenciadora digital para inspirar outras garotas e para conscientizar as pessoas.

Loran diz que fará uma segunda graduação, dessa vez em psicologia, e quer montar um consultório para atender, exclusivamente, as mulheres trans e seus familiares. Ela sempre alerta para a importância da família.

“O mundo pode me destruir lá fora, mas eu sei que vou chegar em casa e vou receber o carinho da minha família, vou receber o amor da minha família e isso é muito importante”, diz em um dos seus vídeos.

Gabriela não combate o ódio com mais ódio.

Nesse vídeo, divulgado em suas redes sociais em maio, ela chama as pessoas para uma conversa franca, mas afetuosa. Assista.



Temas