“Não é responsabilidade nossa”, diz Bolsonaro sobre óleo no Nordeste

Bolsonaro foge da responsabilidade e não sabe explicar o que será feito daqui pra frente com relação à situação calamitosa no litoral nordestino

O presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração na noite desta segunda-feira (7) se eximindo da responsabilidade sobre o vazamento de petróleo que atingiu praias do Nordeste. Ele afirmou que o Ministério da Defesa constatou que o material despejado não é de origem brasileira e, portanto, não cabe a ele dar explicações. O presidente afirmou ainda que as investigações continuam para saber de onde vem o óleo.

“Nós estamos investigando, analisando, porque tem um DNA. Por exemplo, não é produzido em nenhum poço brasileiro. E não é comercializado de fora para cá esse tipo de óleo também. Então, [temos] uma certeza: não é do Brasil, não é responsabilidade nossa. A análise continua para saber se a gente consegue detectar de que país é, da onde veio, qual navio petroleiro que derramou esse óleo lá”, declarou Bolsonaro.

Apesar de constatar que o material não é de origem brasileira, o presidente não soube explicar mais detalhes, como se o governo pode pedir indenização. Ele disse que a questão legal fica por conta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Enquanto o governo foge da responsabilidade, Sergipe declarou estado de emergência devido ao aumento de danos ambientais causado pelo óleo que vem tomando as praias do Nordeste do País desde setembro. Nove estados foram atingidos.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR