Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de julho de 2013, 18h07

Nas bancas: Fórum destaca manifestações e internacionalização do ensino superior

Edição traz reflexões sobre os protestos de junho, os riscos da internacionalização do ensino superior, entrevista com Jean Wyllys e mais

Edição 124, de julho, traz matérias sobre as manifestações de junho, os riscos da internacionalização do ensino superior, entrevista com Jean Wyllys e mais

Nas bancas, ou peça seu exemplar aqui

A edição 124 da revista Fórum, em bancas, traz um especial sobre as manifestações de junho no Brasil. A onda de protestos evidenciou um novo padrão de demandas e lutas sociais e a necessidade de se entender o que se passou e o que está por vir exige um amplo debate. Entre as matérias, você pode conferir a origem e a história do Movimento Passe Livre (MPL) e as inúmeras iniciativas que os Indignados da Espanha deixaram como legado, alterando o modo de se pensar e se relacionar com a política no país. Poderia acontecer algo semelhante por aqui?

A urbanista Ermínia Maricato comenta a piora da qualidade de vida nas cidades e a questão do transporte, estopim das manifestações. O ministro da Saúde Alexandre Padilha fala em entrevista sobre a polêmica da contratação de médicos estrangeiros no Brasil e o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) fala sobre a dificuldade de se lidar com direitos humanos no país, ressaltando que o combate à homofobia não pode cair na armadilha do Estado penal.

Reportagem traz os riscos da internacionalização do ensino superior privado, setor que apresenta um cenário de concentração e domínio de investimentos internacionais. Como isso pode influenciar a qualidade da educação?

Indígenas, em El alto e no Mato Grosso do Sul

Outros destaques da edição são matérias que abordam a questão indígena em dois lugares distintos, mas que apresentam como pano de fundo comum o preconceito. Na Bolívia, na cidade de El Alto, indígenas lutam para preservar sua identidade mesmo em meio ao caos urbano de uma cidade com 1 milhão de habitantes. E, no Mato Grosso do Sul, a violência e o agronegócio evidenciam um cenário de abandono e omissão do poder público, principalmente no que diz respeito à demarcação de terras.

Fórum conta também com um perfil da cantora Ellen Oléria, mulher, negra, homossexual e “gorda”, como ela própria acrescenta, uma minoria em quatro graus distintos. Leia ainda as colunas de Ferréz, Ricardo Musse, Fernando Lara e Dennis de Oliveira, os Toques Musicais de Julinho Bittencourt e a crônica de Mouzar Benedito.

Nas bancas, ou peça seu exemplar aqui


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum