No ABC Paulista, quarta escola é ocupada contra reestruturação de Alckmin

Alunos realizam atos simultâneos nas escolas Valdomiro Silveira e José Augusto de Azevedo Antunes, em Santo André; ambas serão fechadas pelo governo de São Paulo em 2016

Escrito en NOTÍCIAS el

Alunos realizam atos simultâneos nas escolas Valdomiro Silveira e José Augusto de Azevedo Antunes, em Santo André; ambas serão fechadas pelo governo de São Paulo em 2016

Por Claudia Mayara, do ABCD Maior

Por volta das 7h30 desta quinta-feira (12), mais de cem alunos das escolas estaduais Valdomiro Silveira e Professor Nélson Pizzoti Mendes, no Bairro Jardim Silvana, em Santo André, ocuparam a escola Valdomiro Silveira, uma das seis unidades escolares fechadas no ABCD pela reorganização da educação proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) a partir de 2016.

Conforme o integrante da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santo André) e presidente da UJS (União da Juventude Socialista), Bruno Silva de Oliveira, a ocupação estava sendo organizada há uma semana. No entanto, a diretora da escola descobriu e decidiu adiantar a reunião com os pais, que seria realizada no sábado (14), o dia E, para às 10h desta quinta.

O ato dos estudantes conseguiu adiar as reuniões. Os alunos deixaram o pátio da escola após ameaça de suspensão e expulsão por parte da direção da escola. Por volta das 11 horas, os jovens permaneciam no estacionamento da unidade. O grupo ainda não sabe se manterá ou não acampamento na escola, que tem aproximadamente 500 alunos.

No mesmo horário, estudantes da escola estadual Professor José Augusto de Azevedo Antunes, a segunda unidade fechada em Santo André no próximo ano, também iniciaram ato contra a reestruturação. Além das seis escolas a serem fechadas no ABCD, outras 30 devem perder o período noturno da região.

A “reestruturação” motivou uma série de atos contrários à medida. A falta de consulta à comunidade acadêmica é uma das principais críticas, já que pais, alunos e professores serão comunicados oficialmente sobre as mudanças somente em encontro marcado para este sábado (14). A reunião acontecerá em 328 escolas do ABCD.

(Foto: Reprodução/Facebook/Virginia Guitzel)