No caminho contrário de outras emissoras, TV Cultura confirma debate eleitoral em São Paulo

"A TV Cultura ficou surpresa com o fato de que esta poderia ser uma eleição praticamente sem debate", disse a emissora em nota

Único debate entre candidatos de São Paulo realizado nesta eleição, na Bandeirantes (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

A TV Cultura anunciou em nota oficial, nesta quarta-feira (14), que promoverá um debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo ainda no primeiro turno. O encontro será realizado no dia 12 de novembro.

O anúncio vem após a decisão de outras emissoras que planejavam fazer debates cancelarem seus encontros entre candidatos, usando a pandemia do coronavírus como justificativa.

Record, CNN e SBT cancelaram os debates, e a Globo ainda não chegou a uma definição se realizará o encontro ou não, já que o plano era fazer um debate apenas com quatro candidatos, o que não gerou consenso entre os partidos.

“A TV Cultura, presidida por José Roberto Maluf, ficou surpresa com o fato de que esta poderia ser uma eleição praticamente sem debate, que criaria uma lacuna muito grande no processo democrático do País. E como TV pública, a direção chegou à conclusão que era missão da emissora promover um debate com candidatos a prefeito de São Paulo. Desde a democratização, os debates fazem parte do processo de escolha dos eleitores", diz a nota da TV Cultura.

A emissora informou, ainda, que caso haja segundo turno na capital paulista, os dois candidatos do pleito serão sabatinados em uma edição especial do programa Roda Viva, no dia 23 de novembro.

A decisão de inúmeras emissoras de cancelarem seus debates tem sido criticada por candidatos de diferentes partidos e tendências políticas. Nesta quarta-feira (14), os deputados Ivan Valente e Luiza Erundina, ambos do PSOL de São Paulo, apresentaram um projeto de lei para que as emissoras sejam obrigadas a realizarem debates.

Na última semana, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral tome uma atitude com relação à situação atípica. “Record, SBT, CNN, Globo decidem ñ fazer debates para as eleições deste ano. Desserviço à democracia, são concessões públicas. C/ campanha curta e restrições da pandemia os debates ajudariam a apresentar as candidaturas. Tá aí uma situação q o TSE devia intervir a bem das eleições”, escreveu a petista pelo Twitter.