Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de fevereiro de 2017, 15h59

Notícia sobre suposta crítica do presidente do Bird ao governo Temer é falsa

A falsa notícia de uma entrevista do presidente do Bird à rádio CBN, que na verdade nunca existiu, foi compartilhada mais de 80 mil vezes no Facebook

Por Redação

O site Brasil 247, responsável pela primeira publicação de uma suposta entrevista do presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) à rádio CBN, divulgou neste domingo (19) uma nota de correção, esclarecendo que a notícia era falsa.

Milhares de pessoas compartilharam (só no Facebook foram mais de 80 mil compartilhamentos) a fala de Jim Yong Kim criticando o governo Temer. A fala, na verdade, nunca existiu.

“É a primeira vez que vejo um governo destruir o que está dando certo. Nós do Banco Mundial, o G8 e a ONU recomendamos os Programas sociais brasileiros para dezenas de países, tendo em vista os milhões de pobres brasileiros que saíram da extrema pobreza nos governos anteriores a esse”, teria dito o presidente do Banco de acordo com o site, que esclareceu que recebeu a pauta de um leitor.

“A informação, transmitida por um leitor, foi publicada neste fim de semana pelo 247, sem a devida checagem, pelo que pedimos desculpas aos leitores, e aos que reproduziram indevidamente tal conteúdo, em seus sites ou nas redes sociais”, lamentou o Brasil 247.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum